Quem escreve

Quem escreve
Júlia Evelyn. Soteropolitana. Envol(vida) com o que me dá vida. Me encontro em viagens, moda, arte e beleza. Onde também me permito me perder.

Acessos

Instagram:

E-mail

juliamodelodemodelo@outlook.com
Tecnologia do Blogger.

Meus pupilos

terça-feira, 3 de março de 2020

O segundo livro do ano, lido no mês de fevereiro foi O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Parabéns a quem acertou na postagem anterior! Ele foi escrito em 1513, fala de política e suas teorias. Sobre influência, formas de conduzir os negócios e como conquistar e manter um principado. É praticamente um guia para como conquistar o poder e continuar com ele.

Eu tinha ouvido falar muito bem dele, e apesar de não gostar de ler sobre política, o que me levou até ele foi a curiosidade e talvez o acaso. Passando por uma praça em Itacaré-Bahia, achei uma geladeira de livros e lá estava ele, à minha espera. Agora que a leitura foi feita, vou fazer o mesmo, deixá-lo disponível para doação. Para quem quiser comprar, ele está disponível em diferentes capas:

O Príncipe, Nicolau Maquiavel

Tenho a mania de separar citações, então, aí vão as minhas preferidas!

"Aquele, pois, que abandona o que se faz pelo que se deveria fazer, induzirá a própria ruína em vez de sua preservação. Ou como resumiu Mazzeo: não é a intenção que valida um ato, mas seu resultado."

"O mal é apenas o bem que não soube, ou não quis, cumprir as suas promessas."

"O príncipe deve evitar as coisas que o façam ser odiado ou desprezado; quando conseguir isso, terá cumprido com sua parte, e os outros defeitos não o farão correr perigo."

"O ódio pode ser adquirido tanto pelas boas obras como pelas más."

"Os príncipes devem, portanto, aconselhar-se sempre - mas só quando o quiserem, e não quando outros o queiram."

"Não convém carregar o peso de outrem."

"Quando encontram o bem estar no presente, limitam-se a gozá-lo."

"Melhor ser temido do que amado."

Considerações finais: não é o meu estilo de livro e muitas vezes eu senti vontade de passar logo as páginas sem sequer ler, para acabar logo. Espero que com vocês não seja assim. E aí, gostaram? Leriam?

21 Comentaram:

Luciano Otaciano disse...

Oi, Julia como vai? Que bom que a leitura lhe agradou. Este livro é excelente, principalmente para os quem curtem o tema. Abraço!


https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

Ana Carolina Domingues disse...

Ainda não li, mas fiquei muito interessada.
Ótima dica
Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

Hey I'm With The Band disse...

Eu lembro das aulas de filosofia e sociologia na escola, esse livro era sempre citado.
Esses tempos até comprei esse livro pra um colega de trabalho, mas eu mesma ainda não li.
Eu acho bacana esse estilo de livro, me chama bastante atenção.
Gostei das frases citadas.

https://www.heyimwiththeband.com.br/

Lia Christo disse...

Oi Julia.
Eu já tive esse livro em mãos mas não li. Que bom que gostou da leitura e achei legal da sua parte deixar o livro para que alguém como você o encontre.
Bjus

Anete Oliveira disse...

Nunca li pq tbm não é meu estilo de leitura, mas amei as citações.

Beijos/Kisses.

Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Só li trechos mesmo.... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Maria disse...

Oii, tudo bem?
Ainda não li esse livro, mas sei que é uma obra importantíssima pelo tanto de citações que vejo por aí. Não sei se o leria, mas deve ser ótimo.
Beijos
Três de Dezembro

Sil disse...

Olá, Júlia.
Volta e meia eu leio algum clássico. Mas confesso que não gosto e as leituras são bem difíceis. As linguagens mais antigas deixam a leitura mais parada e parece que a coisa não anda.

Prefácio

Pedro Coimbra disse...

Retomando as rotinas depois de uma semana em correria em Portugal.
Boa semana

windowtothebeauty disse...

Very interesting, thanks for sharing: **

CÉU disse...

Oi, chèrie Júlia!

O livro que leste, o Principe de Maquiavel, não fez teu género. Foi escrito no século XVI e nós estamos no século XXI.
É um livro próprio da época e se pode considerar um livro político.
Gostei de umas citações e de outras, não.

Bisous.

Sunika (Asuncion Artal) disse...

I read it a lot of years ago.

vieira calado disse...

Olá, boa tarde!
Estou voltando aos blogs, após longa ausência.
Hei-de voltar ao seu!

Saudações poéticas!

Vanessa Oliveira disse...

Oi, Júlia. Tudo bem?
Esse está entre meus livros favoritos em questão estratégia e política, realmente gosto como Maquiavel inspirou em Cesar Borgia para escrever esse livro. Ainda não sei se sou realmente apaixonada pelo livro ou toda trama da família Borgia.

Beijos, Vanessa
Leia Pop

Lulu on the sky disse...

Deve ser incrível esse livro. Também gosto de destacar trechos das obras que eu leio.Respondendo sua pergunta: Nunca usei unhas em gel e como uso lentes de contato, tenho um certo medo.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Pathy Guarnieri disse...

Parece ser excelente mesmo.

Cores do Vício

Somos Visíveis e Infinitos disse...

Oie, td bem?
Sabe que nunca li esse livro? Mas vejo muitas pessoas falando sobre, até hoje...
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

Camila Faria disse...

Taí um clássico que eu nunca li, mas tenho vontade. Ele é muito citado sempre, imagino que tenha muitas frases de efeito bacana além dessas.

Juliana Ferreira disse...

Um clássico é um clássico, adorei a dica de livro, tenho muita vontade de ler ele, adorei a sua resenha.

Beijos
www.pimentadeacucar.com

Júlia Evelyn disse...

Luciano, estou aqui, sobrevivendo a quarentena. Ana, leia e me diga o que achou. Hey, tambem tenho essa recordaçao! Lia, achei um lugar assim lá em Santa Catarina, no shopping. Lindo, lindo. Anete, também não faz muito o meu, ams gostei de ter a experiencia. Fabio, é bom também. Maria, eu não o leria novamente. Mas é bom pela primeira vez, só pra conhecer mesmo. Sil, não sou muito fã de clássicos, poucas vezes me rendo. Pedro, se cuide! Window, fui lá conhecer seu blog. Céu, tem ensinamentos que passam séculos. Vieira, no aguardo. Van, gostei de saber. Lulu, te entendo. Pathy, em alguns angulos sim. Visiveis, é um livro memoravel. Camila, só achei essas. Juli, que bom! Uhuu.

Gabriela Rodrigues disse...

AInda não li mas estou com ele aqui em casa, acho que vou dar uma chance nessa quarentena! rsrs,,,

Beijos!
Gábi